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enviar o atestado médico pelo Meu INSS para que seja avaliado e aprovado.

O atestado médico pode ser digitalizado ou fotografado e deverá ser legível, sem rasuras e ter até 5 MB, além de conter as seguintes informações: assinatura e carimbo do médico, com registro do CRM (Conselho Regional de Medicina); informações sobre a doença e a respectiva numeração da CID (Classificação Internacional de Doenças) e prazo estimado do repouso necessário.

O valor será pago pelo período de três meses, incluindo as possíveis prorrogações. Se o segurado tiver direito a um benefício maior que o valor antecipado, após a reabertura das agências do INSS serão emitidas as orientações de como proceder para solicitar a diferença de valores.

Como solicitar o auxílio:

Acesse o Meu INSS, pelo site inss.gov.br

Clique na opção "Agendar Perícia"

Informe CPF e data de nascimento e clique em "Eu não sou um robô" e em "Continuar"

Leia as instruções e clique em "Perícia inicial" e depois em "Selecionar"

Leia as instruções e clique na opção "SIM" para encaminhar o Atestado Médico. Vá em "Continuar" e em " AVANÇAR "

Atualize seus dados de contato, principalmente e-mail e celular

Vá para o campo "Anexos" e clique no sinal de + para anexar os documentos

Tudo anexado, clique em avançar e informe seu CEP para que o sistema localize a unidade do INSS que irá analisar o pedido

Selecione o bairro e a unidade pagadora

Confira os dados, marque "Declaro que li e concordo com as informações acima" e em " AVANÇAR "

Prorrogar o benefício

Se o trabalhador ou a trabalhadora precisar prorrogar o auxílio-doença, se não for feito de forma automática, deve fazer o pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

O pedido de prorrogação deve ser solicitado nos últimos 15 dias de afastamento, segundo o INSS. Se perder o prazo, o trabalhador terá que fazer a solicitação de um novo benefício, que poderá ser prorrogado seis vezes, a cada 30 dias, sem a perícia presencial.

Confira o passo a passo do pedido de prorrogação

Acesse o Meu INSS

Vá em "SERVIÇOS SEM SENHA" e clique em "Agendamentos/Solicitações"

Informe Nome, CPF e data de nascimento e marque "Não sou um robô"

Clique em "NOVO REQUERIMENTO", no canto inferior, à direita da tela

Localize "Benefício por incapacidade" e clique na seta

Clique em "Pedido de prorrogação com documento médico" e, depois, em " AVANÇAR "

Confira as informações e corrija se houver necessidade

Clique em " AVANÇAR "

Informe seu CEP no campo indicado e clique em "CONSULTAR"

Selecione a agência de sua preferência e clique em "AVANÇAR"

Confira se todas as informações estão corretas e marque "Declaro que li e concordo com as informações acima".

Para acompanhar o pedido

O segurado pode clicar em "Agendamento/Solicitações" para confirmar o status da análise. Esse é o primeiro item da seção de serviços sem senha, em destaque na tela que aparece para o usuário que entra no site. Também é possível acompanhar pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h00 às 22h00.

Importância dos dados atualizados

Quando houver o retorno do atendimento presencial o INSS notificará os segurados sobre os procedimentos necessários para realização de perícia. Isso acontecerá pelo Meu INSS ou por contato telefônico feito pelos atendentes da Central 135. Por isso é importante manter todos os dados de contato atualizados. Para isso, basta acessar o Meu INSS e conferir se os contatos telefônicos e e-mail estão corretos.

Fonte: CUT Brasil

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