(43)3557-1516
Seg-Sex: 9h00-12h00 | 13h00-16h00
x

Notícias

Vida Bancária orienta aprovação da proposta do Saúde Caixa
26/10/2021

Com o título “Vote SIM para aprovar a proposta do Saúde Caixa”, a edição digital do Vida Bancária desta semana orienta os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal a deliberarem pela aceitação do novo modelo de custeio do plano negociado com o banco. A votação ocorrerá das 8h do dia 28 até às 18h do dia 29/10, por meio do link https://bancarios.votabem.com.br/, que estará disponibilizado no site dos Sindicato.

O jornal informa os principais pontos da proposta e lembra das dificuldades para impedir que o plano fosse inviabilizado para os usuários com a aplicação das regras da CGPAR 23 e outras mudanças pretendidas pela direção da Caixa, na tentativa de jogar a responsabilidade pelo custeio nas costas dos empregados.

Vote SIM para aprovar a proposta!

Clique aqui para baixar a edição digital.

Falta de condições de trabalho na Caixa

Na pág. 2, o Vida traz um resumo da reunião de negociação realizada no dia 22/10 entre a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) e a Caixa, que teve como principal ponto de pauta as condições de trabalho. A CEE cobrou uma série de medidas do banco para resolver os problemas verificados nas unidades, como as dificuldades para utilizar o Interaxa e conciliar o atendimento presencial, substituição de equipamentos, transferências de gerentes PJ, registro de ponto, entre outras demandas.

Leia também sobre o encaminhamento feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União) das denúncias de uso político da Caixa pelo presidente Pedro Guimarães. O TCU entendeu que existem evidências de campanha eleitoral antecipada e por esse motivo deve encaminhar o caso para análise do MPE (Ministério Público Eleitoral) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O jornal denuncia a situação dos gerentes de relacionamento do Banco do Brasil com a nova reestruturação feita no status do PAAs (Postos de Autoatendimento), transformados agora em agências. Com essa mudança, os gerentes de relacionamento foram “promovidos” a gerentes gerais sem acréscimo na remuneração, mas com muito mais responsabilidades para atuar.

Bradesco incentiva prevenção

A isenção da coparticipação nos exames de Mamografia, Papanicolau, Colonoscopia e PSA (Antígeno Prostático Específico), o Bradesco está incentivando funcionários e funcionárias a cuidar da saúde, aderindo às Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Até o mês de dezembro não haverá cobrança da coparticipação para realizar estes exames.

Ainda em relação à saúde, o Vida Bancária relata a reunião do Coletivo Nacional de Saúde da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada no dia (25/10). Foram retomas discussões sobre temas que vinham sendo negociados antes da pandemia, como fim das metas abusivas e do assédio moral, adoecimentos na categoria, além dos protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Na pág. 3 fique por dentro da aprovação, pelos agentes comerciais do Itaú na base de Londrina, do Acordo Coletivo que regulamenta o trabalho aos sábados, domingos e feriados.

“Organização e Unidade para Lutar”

A 16ª Plenária Nacional da CUT, encerrada no domingo (24/10), é destaque na pág. 4 do Vida desta semana. O evento foi iniciado na última quinta-feira (21), e teve a participação de mais de 950 delegados e delegadas. Os Sindicatos do Vida Bancária foram representados no evento pela secretária da Saúde do Sindicato de Londrina e secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Paraná, Eunice Miyamoto.

E a coluna Vida Saúde desta edição aborda o aumento de casos de doenças psicológicas na categoria, colocando em alerta os Sindicatos que estão à disposição de bancários e bancárias para prestar auxílio àqueles que estão sofrendo as consequências das pressões nos bancos.

Por Armando Duarte Jr.