(43)3557-1516
Seg-Sex: 9h00-12h00 | 13h00-16h00
x

Notícias

Vida Bancária aborda denúncia sobre contas de Paulo Guedes em paraíso fiscal
13/10/2021

A denúncia de que o ministro da Economia e banqueiro, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, têm contas nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal, é destaque na edição do Vida Bancária digital desta semana.

O jornal faz um relato da reportagem do “Pandora Papers”, projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos sobre brasileiros que possuem “offshores” em paraísos fiscais. Após a divulgação da denúncia, Paulo Guedes e Campos Neto foram convidados a dar explicações na Câmara dos Deputados e no Senado sobre esses “investimentos” no exterior, prática que é vedada a ocupantes de cargos públicos.

“Não dá para aceitar que o homem responsável pela economia do País deixe suas aplicações em paraísos fiscais, vendo seu dinheiro valorizar toda vez que o Banco Central anuncia a desvalorização da nossa moeda”, questiona o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho.

Clique aqui para baixar o Vida Bancária digital.

Família Bolsonaro intermedia recursos na Caixa

Na pág. 2, o Vida traz outra denúncia, envolvendo a primeira dama, Michelle Bolsonaro, o filho nº 1, Flávio Bolsonaro, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. De acordo com a revista Cruzoé, Michelle teria intermediando uma operação “fura-fila” nos contratos de empréstimos pelo Pronampe a empresários amigos da família e ambos também direcionaram patrocínios da Caixa a entidades alinhadas aos seus interesses pessoais e políticos.

Ainda sobre a Caixa, leia sobre a plenária estadual que será realizada nesta quarta-feira (14/10), para avaliar a proposta de custeio do plano de saúde. O evento virtual ocorrerá a partir das 19h por meio da plataforma Zoom.

 Banco do Brasil – na edição desta semana também tem um relato sobre o manual de conduta para o retorno ao trabalho presencial dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil. O material foi elaborado por um grupo técnico e aguarda posicionamento da direção do banco para ser colocado em prática.

Eleição Associação Brasil

A eleição para a diretoria da AB (Associação Brasil) é destaque na pág. 3 do Vida Bancária. O pleito será realizado durante Assembleia Geral da entidade no dia 16/10, com votação presencial ou por procuração dos associados autorizando os Sindicatos a representa-los.

Os Sindicatos do Vida Bancária indicam voto na Chapa 1 – AB de Portas Abertas, que têm à frente Luciano Ramos, dirigente da Fetec-CUT/SP, e Deonísio Schmidt, presidente da Fetec-CUT/PR.

Saiba mais sobre a ampliação do horário de atendimento ao público nas agências do Santander. A medida foi tomar de forma unilateral pelo banco, sem negociação com o movimento sindical.

Bonsonaro contra a ‘Saúde Menstrual’

A manchete da pág. 4 aborda os vetos que o presidente Bolsonaro fez ao PL 4968/2019, de autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE), que cria um programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos para todas as alunas carentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. Bolsonaro justificou os vetos pela falta de recursos para custear esta ação.

Leia também na Coluna Vida Saúde sobre a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, doença que pode ser curada se for diagnosticada em seu início por meio de exames.

Por Armando Duarte Jr.